Sporting Clube de Portugal vs. Sporting Clube de Braga – 30 de Outubro de 2022

Se amargura pudesse ser descrita num momento, era o do jogo de domingo. Já se previa um jogo complicado, não se esperava que fosse dar origem a um resultado tão amargo. Um jogo débil da nossa equipa, marcado por muitos erros por parte da equipa de arbitragem.

Efetivamente quem não marca, sofre. E a equipa do Sporting pecou pela falta de finalização e agilidade. Não que tenha faltado procura de golo, mas faltou a incapacidade de colocar a bola no fundo a rede e de enganar a equipa bracarense.

Foi por não se arriscar com o remate de longe. Foi por quererem tanto entrar na área com a bola. Este jogo era o que menos pedia cruzamentos, e mais perigo com os remates de longe. Este Braga é das equipas que mais jogadoras altas tem, e a meu ver a abordagem teria de ser outra.

A minha análise da partida:

• Primeira parte mais fraquinha das leoas. Várias abordagens à baliza, mas muitas das vezes, sem sucesso. Até surgir o lance de perigo de Ana Teles que vai à barra.

As bracarenses estudaram impecavelmente as questões de marcação e conseguiram anular muito bem a Canadiana, Chandra Davidson. O lado esquerdo do Braga é o que se demonstra mais débil nesta primeira parte, o que providencia a Ana Borges e Diana Silva variadas investidas para tentar mudar o resultado.

10 minutos antes do apito do intervalo, surge o golo das bracarenses numa combinação entre Vitória Almeida e Caroline Kehrer, e golo da número 9 do Braga. Ainda há outro lance de perigo para a baliza de Hannah Seabert, mas Caroline Kehrer manda o esférico à barra.

• A segunda parte sorriu para a equipa do Sporting. As leoas entraram com outra abordagem na segunda metade do jogo e conseguiram ter mais controlo da partida. No entanto, Patrícia Morais demonstrava-se exímia na baliza das guerreiras e evitava qualquer ataque por parte das jogadoras verde e brancas.

Num lance onde parecia improvável resultar em golo para as leoas, Cláudia Neto surpreende a guardiã bracarense com um dos seus caraterísticos remates de longe, que termina no fundo das redes.

📸 – Isa/ Multimédia Sporting Clube de Portugal

Com tudo empatado, o jogo permanece minimamente equilibrado. É lançada Ana Capeta, que a meu ver conseguiu logo influenciar o jogo do Sporting, e também desbloquear Chandra Davidson, que até então não tinha conseguido dar tudo de si.

São as substituições finais do Braga que levam à reviravolta. Num lance em que faltou assinalar a falta sobre uma jogadora do Sporting, Beatriz Meio-Metro e Jolina Amani avançam para o contra-ataque e acabam por marcar o segundo das bracarenses.

90 + 3 minutos que foram bem amargos ao cair do pano. Uma arbitragem que deu medo, com decisões duvidosas quando ficam três faltas por assinalar a Carolina Beckert. Foi um jogo complexo, já estava ciente a dificuldade deste jogo e que o mesmo não ia ser “pêra-doce”, mas entrámos menos bem na partida, e isso foi fulcral.

Queria destacar individualmente aquelas que para mim tiveram mais influência no jogo. Várias foram as vezes que Joana Martins me deixou com o queixo no chão. Mas hoje vou fazer um destaque diferente.

Após um jogo difícil, onde só se fala em “é preciso investimento” ou “os adversários têm melhores equipas porque investem”, quero destacar a nossa Equipa, o nosso coletivo. Temos uma equipa principalmente composta por jovens jogadoras, com muita qualidade. Precisam do nosso apoio enquanto adeptos, de sentir que estamos com elas, quer nas vitórias, quer nas derrotas. Não precisam que duvidemos delas, infelizmente isso já o fazem elas quando não dão os 200% que querem dar. Não precisam que coloquem em causa a sua qualidade e dedicação, quando não jogam assim tão bem.
Continuarei a acreditar a 100% na nossa equipa, nas escolhas técnicas da Mister Mariana (mister, gostava imenso de ver a Maiara a jogar, faça lá esse gostinho), e no que somos capazes de fazer.

Infelizmente no futebol nem sempre se pode ganhar todos os jogos, e essa é uma aprendizagem que temos de aprender a aceitar.
📸 - Twitter Sporting Clube de Portugal


SL, Leonor 🦁

Comentários

Mensagens populares