Seleção Nacional - Convocatória para o apuramento para o Mundial 2023, por Cristiana Pina (08/09/2021)




📸 FPF


Uma nova competição, uma nova oportunidade para voltar a fazer história


A seleção de futebol feminino está de regresso à competição e pronta para superar mais uma etapa no seu crescimento, a convocatória saiu na passada segunda-feira e traz algumas novidades consigo. Depois de Portugal ter falhado o apuramento para o europeu de 2022, após ter sido eliminado pela Rússia nos playoffs, a mira está já no próximo objetivo que é estar presente pela primeira vez num mundial da categoria. A grande novidade na lista dos convocados é o regresso da avançada luso-brasileira Suzane Pires; Ana Borges e Patrícia Morais, ambas de fora dos compromissos particulares em junho, estão também de regresso.

Turquia e Israel, disputados a 16 e 19 de setembro, respetivamente, são os primeiros jogos na luta por um lugar no Mundial de 2023. Testes que não se auguram nada fáceis, mas que estão perfeitamente ao alcance da seleção lusa. Do lote de convocadas gostava de destacar a Kika Nazareth que desde há muito que é apontada como um dos grandes talentos do futebol luso, a Andreia Jacinto e a Telma Encarnação, três jogadoras muito jovens, mas que já contam com vários jogos nos seus clubes, onde são também peças cruciais na equipa. Num onze que se espera com poucas novidades, uma vez que Francisco Neto é um selecionador que gosta de apostar na continuidade e na antiguidade, gostava de observar alguma renovação. Diana Gomes é uma das centrais jovens com mais potencial da sua geração, presença habitual no onze do SC Braga, mas que na seleção tem tido poucas oportunidades. Há muito que merece ser titular ao lado de Carole Costa, e nos últimos jogos tem sido mais consistente que a Silvia Rebelo, por exemplo, habitual titular. A renovação deve ser vista como algo natural, e nada melhor que o início de uma classificação para se começarem novos ciclos. Para além da central, gostaria de ver outros nomes no onze como a Andreia Jacinto, a Telma Encarnação ou a Catarina Amado.

De fora, desta lista, ficaram jogadoras que também podiam estar nesta convocatória pelo percurso e pela consistência que tem apresentado nos últimos anos, como a Mariana Azevedo (FC Famalicão), Melissa Gomes (Bordeaux); ou nomes que se afirmaram mais recentemente e também mereciam a chamada como a Beatriz Cameirão ou Lúcia Alves (SL Benfica).

Não podia terminar este artigo sem falar da despedida da capitã Cláudia Neto, dos jogos internacionais pela seleção. Internacional por 135 vezes e com 20 golos apontados durante quase 17 anos de percurso, Cláudia Neto é uma das maiores figuras do futebol feminino português e uma das jogadoras lusas que mais brilhou pelo mundo fora. De “quinas ao peito” a médio de 33 anos foi muitas vezes a maestra da equipa lusa, e aquela que guiou e abriu as portas do futebol feminino luso aos palcos internacionais. Aos 33 anos, a média que atua atualmente pela AC Fiorentina, de Itália, deixa um legado inesquecível de “quinas ao peito”, onde um dos momentos mais emblemáticos desta caminhada foi a participação histórica da seleção, no Campeonato Europeu de 2017.


Eis a lista de convocadas:

Famalicão: Rute Costa

Ferroviária: Suzane Pires

Kansas City: Jéssica Silva

Levante: Tatiana Pinto



Marítimo: Telma Encarnação

SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais, Carolina Mendes e Ana Rute

Servette FC: Inês Pereira

SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth e Catarina Amado

Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alícia Correia


Créditos: FPF



Cristiana Pina



Comentários

Mensagens populares