Liga BPI 2021/2022 - Antevisão, por Inês Braga Sampaio (01/09/2021)
Antevisão Liga BPI – 2021/2022
Zona Norte
- Que equipa(s) espera que domine(m) a fase regular:
> Braga: claro candidato ao título após um mercado de verão
recheado.
>Famalicão: apesar de ter perdido várias jogadoras importantes.
São, à partida, as duas equipas mais fortes da Série Norte.
- Quais as equipas em melhor posição para transitar para a fase de apuramento de campeão:
A Braga e Famalicão prevejo que se juntem o recém-promovido Lank Vilaverdense, cujo investimento vai claramente no sentido a lutar por objetivos mais altos do que a manutenção, e o Clube Albergaria.
- Que equipa poderá ser a grande surpresa da Zona Norte:
Com o plantel que está a formar, o Condeixa poderá complicar a vida ao Lank e Albergaria na corrida ao apuramento do campeão.
- Quais as principais jogadoras a ter em atenção, nos clubes “grandes” (Braga e Famalicão):
Começando pelo Braga, as atenções viram-se para o regresso da Vanessa Marques e para a contratação de uma das grandes sensações da temporada passada, a ponta de lança brasileira Vitória Almeida. A central holandesa Anouk Dekker, que esteve em Tóquio 2020, também é um nome a ter em conta. Dolores Silva e Andreia Norton deverão continuar a ser os esteios do meio-campo braguista.
Quanto ao Famalicão, duas contratações sonantes: a internacional portuguesa Ana Capeta e a ex-Madrid CFF Laís Araújo. Também há curiosidade quanto a Jana, que vem do campeonato brasileiro, um mercado rico e ainda por explorar. Manter Rute Costa, uma das melhores guarda-redes portuguesas, foi um dos grandes trunfos das minhotas para a nova época.
- Quais as jogadoras a ter em atenção fora dos clubes “grandes”:
Beatriz Conduto, que deixou a equipa B do Sporting para assinar pelo Lank Vilaverdense, é uma jovem a seguir com muita atenção. Também destaco, ainda que seja sempre difícil fazer este tipo de previsão, Leonor Alves (Clube de Albergaria), Maria João e Neuza Caldeira (Condeixa), Armanda Francisco (Gil Vicente) e Georgia Stevens (Lank).
Zona Sul:
- Que equipa(s) espera que domine(m) a fase regular:
Benfica e Sporting são, com distância, as melhores equipas da Zona Sul. O Marítimo também não deverá passar por grandes dificuldades
- Quais as equipas em melhor posição para transitar para a fase de apuramento de campeão:
Benfica e Sporting deverão ser acompanhados de Marítimo e, se me permitem fazer "batota", Torreense ou Amora.
- Que equipa poderá ser a grande surpresa da Zona Sul:
Estou a apostar no Amora, que se reforçou bem e, no meu entender, poderá dar luta pela qualificação para a fase decisiva.
- Quais as principais jogadoras a ter em atenção, nos clubes “grandes” (Sporting e Benfica):
No Benfica, Kika Nazareth, quiçá a jovem jogadora portuguesa com mais talento dos últimos anos, a internacional canadiana Cloé Lacasse, a brasileira Ana Vitória e a espanhola Pauleta são craques e dispensam apresentações. Catarina Amado está a fazer-se uma senhora lateral. A extremo brasileira Valéria Cantuária, contratada ao Madrid CFF, promete fazer estragos com a sua técnica e velocidade. Letícia é decisiva na baliza.
Quanto ao Sporting, cometo já aqui uma pequena loucura: Doris Bačić será a melhor guarda-redes da Liga BPI. À frente da croata, Carolina Beckert, à direita, e Alícia Correia, à esquerda, têm tudo para brilhar no jogo de três centrais de Mariana Cabral, com o reforço Melisa Hasanbegović ao meio. Joana Marchão e Andreia Jacinto são duas das jogadoras mais importantes do Sporting, que tem dois outros reforços de peso: a regressada Diana Silva, e a craque espanhola Brenda Pérez, que já mostraram o que podem fazer na Supertaça.
- Quais as jogadoras a ter em atenção fora dos clubes "grandes":
Fora dos grandes, um nome ergue-se sobre os demais: Telma Encarnação, avançada do Marítimo. Além da internacional +portuguesa, destaco Mafalda Marujo (Amora), Nath e Solange (Torreense), e Bárbara e Joana Silva (Marítimo).
Inês Braga Sampaio
Comentários
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário