Länk Vilaverdense vs Sporting Clube de Portugal (Liga BPI 29/01/2022)

 

📸 Facebook Sporting Clube de Portugal - Futebol Feminino


Mais uma vitória das Leoas no regresso à Liga BPI, após (injusto) desaire frente ao Famalicão.

"Responde em Campo"!


ANÁLISE AO JOGO 

Primeira parte: Entrada forte das Leoas, dominadoras, a assumir a posse de bola, como é seu apanágio. Chegaram ao golo com naturalidade, através de um remate de primeira de Andreia Jacinto, após diversas jogadas de perigo. Pouco depois, através da marcação de um canto, a vantagem foi dilatada por Fátima Pinto, com um bom cabeceamento, beneficiando de uma saída em falso da guarda redes adversária. 2-0 no marcador, e uma justa vantagem para as Leoas, que vinham a ser a equipa mais perigosa. No entanto, a equipa de Vila Verde não baixou os braços, e intensificou a sua pressão, conseguindo condicionar a equipa Verde e Branca, que começou a apresentar muita dificuldade em ligar o seu jogo em zonas interiores, sendo "empurrada para trás", falhando alguns passes simples, que foram permitindo que o Vilaverdense se aproximasse da sua área. Nos últimos minutos da primeira parte, Mariana Larroquette consegue ganhar uma falta à entrada da área adversária, assume a marcação do livre, e marca um golaço (tendo beneficiado um pouco da má colocação da guarda redes adversária). 3-0, e surge o apito para o intervalo.

Segunda parte: Na segunda parte o Länk continuou a pressionar bastante, e acabou por conseguir ganhar uma (duvidosa) grande penalidade. No frente a frente com Valéria Paula, a guardiã Verde e Branca levou a melhor, e sacudiu para canto com uma excelente defesa. A toada do jogo manteve-se. Domínio das Leoas, que voltaram a assumir o controlo do jogo e da posse de bola, intensa pressão da equipa do Länk, que sempre que recuperava a posse, procurava sair em contra ataque. As Leoas de Mariana Cabral foram gerindo os ritmos de jogo e o resultado, nunca abdicando da iniciativa ofensiva. Perto do final, Marta Ferreira, através de uma excelente finalização, após grande trabalho de Mariana Rosa, fecha o resultado em 4-0.

No geral: Jogo maioritariamente dominado pela equipa do Sporting, que demonstrou que está na luta pelo título, não se deixando abalar pela (injusta) derrota contra o Famalicão. A equipa do Länk apresentou-se algo renascida, tendo criado muitas dificuldades às jogadoras Leoninas, sabendo condicionar muito bem o jogo das Verde e Brancas, principalmente através da intensidade e efetividade com que exercia a sua pressão. Foi um bom jogo de futebol, onde a história poderia ter sido um pouco diferente, tivesse o Länk conseguido encurtar a distância ao concretizar a grande penalidade que conquistou no início da segunda parte. O 4-0 final acaba por ser um resultado algo pesado para a equipa de Vila Verde, tendo em conta a forma como disputou o jogo. Mérito das Leoas, que souberam gerir os ritmos e, com calma e paciência, concretizar as oportunidades que criaram.


Länk VilaverdenseExcelente jogo da equipa visitada. O resultado não espalha aquilo que foi o trabalho da equipa do Länk, que desde cedo demonstrou não estar ali "à espera de não perder". Com nova equipa técnica, as jogadoras da equipa Vilaverdense demonstraram ter a lição muito bem estudada e, muito embora tenham dado a iniciativa de jogo à equipa Verde e Branca, souberam condicionar muito bem as adversárias, através de uma intensa pressão à portadora da bola, sem nunca desorganizar as suas linhas, que se apresentaram muito organizadas e compactas. Sempre que surgia a oportunidade de contra-atacar, as jogadoras do Länk faziam-no com velocidade e critério, muito embora não tenham sido capazes de romper a linha defensiva do Sporting, à exceção da grande penalidade falhada no início da segunda parte, e de um ou dois lances de bola parada. No final da primeira parte conseguiram encostar as Leoas à sua área, e condicionar todas as tentativas das Verde e Brancas saírem para o ataque. Fica, no entanto, a imagem de uma equipa que demonstrou ter muita qualidade, e estar de regresso às boas exibições. depois de um período menos positivo. Este Länk está aqui para lutar pela vitória em todos os jogos, e isso ficou demonstrado neste jogo. É disto que a Liga BPI precisa - equipas fortes, com vontade de vencer, que não se dão por satisfeitas com o atingir do primeiro objetivo, a manutenção.


ANÁLISE INDIVIDUAL DAS JOGADORAS

> Doris BačićPoucas vezes chamada a intervir. Mas quando foi, respondeu com um categórico "PRESENTE". Excelente, a defender a grande penalidade, e a transmitir um sentimento de segurança, essencial para manter a tranquilidade da equipa.

> Carolina Beckert: Mais um bom jogo da jovem central leonina. Comete a grande penalidade (continuo a considerar a falta inexistente, mas são interpretações), tendo estado sempre muito segura nas suas ações. Apresenta uma grande consistência exibicional, e forma com Melisa, uma excelente dupla. Falhou alguns passes simples, erro que não costuma cometer.

> Melisa HasanbegovićMuito segura, posicionalmente irrepreensível, sendo importantíssima na primeira fase de construção, pela qualidade de passe que apresenta. Demonstra, a cada jogo, ser uma contratação muito acertada, e o pilar da defesa Leonina.

> Alícia Correia: Com tarefas um pouco mais defensivas (no momento ofensivo da equipa Leonina, posicionava-se junto às centrais, formando uma linha de 3, permitindo a projeção de Ana Borges na ala direita), a jovem lateral Verde e Branca voltou a demonstrar toda a sua qualidade tática. Muito inteligente na forma como abordava os lances, e muito forte no 1x1 defensivo, protagonizou mais uma belíssima exibição.

> Ana Borges (C): Muito embora não tenha sido através do corredor direito que o Sporting mais incidiu no momento ofensivo, a nossa Capitã fez mais um jogo de grande qualidade. Foi "apanhada" em fora de jogo algumas vezes, mas esteve muito ativa no corredor, principalmente na reação à perda de bola, sendo sempre muito intensa na pressão, e muito forte na dobra às centrais.

> Fátima Pinto: Esteve algo desaparecida no início de jogo, devido à intensa pressão exercida pelo Länk na zona central. Foi subindo de rendimento com o decorrer do jogo, e acabou por ser muito importante na manobra defensiva das Leoas, recuperando diversas bolas, e segurando a posse, sabendo pautar o jogo da forma que mais beneficiava a sua equipa. 

> Andreia Jacinto: Mais um jogo extremamente competente de Andreia Jacinto. A jovem Leoa continua a demonstrar que, não só é a melhor média da sua geração, como é já uma das melhores médias portuguesas. Sempre muito esclarecida com bola (no transporte é muito acima da média), e muito importante a condicionar o jogo das adversárias, mesmo sem bola, abrilhantou mais uma excelente exibição com um golo, a abrir o marcador através de um excelente remate de primeira.

> Brenda Pérez: Brenda a ser Brenda. Qualidade com e sem bola, forte na pressão, na recuperação e na construção, continua a demonstrar ser uma jogadora muito acima da média. O seu jogo a 1, 2 toques foi muito importante para acelerar a circulação de bola Leonina e tentar romper as linhas compactas do Länk.

> Vera Cid: Novidade no 11 inicial de Mariana Cabral, a jovem Leoa demonstrou, mais uma vez, toda a qualidade que a caracteriza. Média muitíssimo inteligente, capaz de "inventar" linhas de passe onde mais ninguém as vê, efetuou diversos e perigosos passes de rutura para Diana Silva, criando várias oportunidades de golo para as Leoas. Também foi muito importante na manobra defensiva da equipa, sendo capaz de condicionar a construção das adversárias e exercer uma importante pressão à portadora da bola. Excelente exibição da jovem média, que foi, na minha opinião, a jogadora mais consistente durante todo o jogo e, consequentemente, a melhor em campo.

> Mariana Larroquette: A ganhar ritmo competitivo, a nossa Larro manteve-se no 11 inicial, e voltou a realizar um excelente jogo. A demonstrar já um bom entrosamento com a equipa, é muito intensa na abordagem a todos os lances, e muito forte na reação à perda. Ganhou a falta que originou o seu golo de forma muito inteligente, e soube colocar a bola "onde quis", após excelente leitura do posicionamento da guarda redes adversária. Demonstra ainda, no entanto, alguma capacidade física para completar os 90 minutos de jogo de forma constante.

Diana SilvaJogo ingrato de Diana Silva. Muito veloz (talvez em demasia, dada a incapacidade dos fiscais de linha acompanharem a sua movimentação, optando por assinalar sempre fora de jogo), na procura da profundidade, rasgando as linhas adversárias e explorando as suas costas, foi incapaz de concretizar as poucas oportunidades de que dispôs. No entanto, é uma jogadora que joga sempre para a equipa, e as suas movimentações foram muito importantes para permitir a entrada de outras colegas no espaço deixado vazio, o que originou diversas situações de perigo.

 

Substituições

> Joana Marchão: De regresso após isolamento devido à Covid-19, a lateral Leonina entrou bem em jogo, sempre muito ativa e intensa, protagonizando algumas incursões pelo corredor esquerdo potencialmente perigosas para a baliza adversária. Ainda tentou surpreender, através de um espontâneo remate de longa distância, mas acabou por não surtir o efeito desejado. 

> Joana Martins: Mais um regresso, desta feita de lesão. A jovem média Verde e Branca tem estando em grande esta época, fazendo jus a todo o potencial e qualidade que lhe são conhecidos. Entrou bem em jogo, com movimentações muito interessantes, trazendo alguma dinâmica ao meio campo Leonino. Ainda tentou marcar, através de livre, mas acabou por não ter sucesso. 

> Neuza Besugo: Entrada forte em jogo, com muita intensidade e vontade de "mostrar trabalho". Dona de um excelente pé esquerdo, foi nesse pé que teve a oportunidade de fazer o 4-0, mas o chapéu saiu curto, e a guarda redes adversária acabou por defender com relativa facilidade.

Mariana Rosa: Para mim, a jogadora que saltou do banco e que assinou a melhor exibição. Quer defensivamente, onde tinha a difícil tarefa de parar a rápida Kleydiana Borges, quer ofensivamente, onde demonstrou muita confiança (finalmente "soltou-se") e alguma irreverência, a jovem lateral esteve muito certinha, e através de uma jogada de insistência e irreverência, ganhou espaço e assistiu Marta Ferreira para o 4-0 final. É uma jogadora muito certinha nas suas ações, e que precisa desta confiança para continuar a crescer.

> Marta Ferreira: Boa entrada em campo, fazendo valer-se da sua constituição física para conseguir segurar a bola de costas para a baliza e combinar com as colegas. Finalizou, de forma irrepreensível, a jogada que originou o 4-0, através de um remate de primeira, forte e colocado, na cara da guarda redes. O movimento de desmarcação é excelente, e é demonstrativo da sua capacidade de leitura de jogo.


Extra:
> Nota para os vários fora de jogo mal assinalados às Leoas, bem como para diversas decisões da equipa de arbitragem, que acabaram por prejudicar um pouco o espetáculo a que se assistia. Pede-se mais brio nas arbitragens portuguesas, principalmente no que ao Futebol Feminino diz respeito.

> Um pequeno "reparo" à Sport TV... A valorização do Futebol Feminino é importantíssima e extremamente necessária. O facto de o vosso canal apostar na transmissão de jogos femininos é um passo importante nesse sentido. No entanto, pede-se mais. Pede-se maior cobertura (a transmissão não pode começar 5 minutos, ou menos, antes do apito inicial), pede-se mais profissionalismo nos comentários (sei que não é por mal, mas é necessário que se deixem de referir às atletas como "as meninas". Isto não se vê no masculino...), maior acerto no nome das jogadoras, no percurso das equipas e jogadoras até esse momento. No fundo, pede-se que façam melhor o trabalho de casa, e que respeitem o Futebol Feminino da mesma forma que respeitam o Masculino. 


"Que a Nossa Crença Seja a Vossa Força!"
No Sporting jogamos sempre para ganhar! Vamos Leoas! 


SL, Margarida 🦁

Comentários

Mensagens populares