Seleção Nacional - Apuramento para o Mundial 2023 (vs Sérvia e Bulgária)

Fotografias retiradas do site da Federação Portuguesa de Futebol
 


Lutar juntas para fazer história 🇵🇹


Ontem, dia 15 de outubro de 2021, deu-se a concentração da Seleção Nacional Feminina, na Cidade do Futebol (ainda a meio gás, pois existem diversas jogadoras que, devido a compromissos com os seus clubes, ainda não se conseguiram juntar à restante comitiva na CdF), para iniciar o estágio de preparação para a dupla jornada de apuramento para o Mundial 2023. A seleção das Quinas vai ter pela frente a seleção da Sérvia (jogo a 21/10/2021, pelas 18h00, no Estádio do Bonfim), e a seleção da Bulgária (jogo a 26/10/2021, no Lokomotiv Stadium Plovdiv). Dois jogos que se esperam difíceis, mas dada a qualidade da nossa seleção, e a sua capacidade para assumir o jogo, as expectativas para a conquista de duas vitórias são elevadas. Quer a Sérvia (onde salta à vista o nome de Nevena Damjanović, de regresso a Portugal após deixar o Sporting no último mercado), quer a Bulgária, são duas seleções que se encontram atrás da seleção portuguesa no ranking da FIFA. Mas isso, como todos nós sabemos, não implica a vitória, tal como ficou demonstrado no último jogo contra a Turquia. A seleção portuguesa terá que entrar para ambos os jogos de forma extremamente concentrada, focada e segura dos seus processos, sem medo de assumir o jogo e de rematar à baliza. O jogo contra a Sérvia espera-se mais complicado, pois esta é uma seleção com outras armas ofensivas, e que está em disputa direta com Portugal por um lugar nos playoffs (partindo do princípio de que a Alemanha se apura diretamente), comparativamente à Bulgária, que se fechará mais no seu meio campo, com linhas baixas e muito juntas.

A convocatória de Francisco Neto, para esta dupla jornada, foi em tudo semelhante à convocatória anterior, registando-se apenas a saída da Ana Rute (SC Braga), para a muito merecida entrada da Lúcia Alves (SL Benfica).

Eis a lista de convocadas:

Famalicão: Rute Costa

Ferroviária: Suzane Pires

Kansas City: Jéssica Silva

Levante: Tatiana Pinto

Marítimo: Telma Encarnação

SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais, Carolina Mendes 

Servette FC: Inês Pereira

SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado e Lúcia Alves

Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alícia Correia

Créditos: FPF


No entanto, na minha modesta opinião, existem jogadoras que há muito vêm justificando uma chamada mais regular à Seleção Nacional. Mariana Azevedo, do FC Famalicão, poderia muito bem ter sido chamada no lugar de Sílvia Rebelo (SL Benfica) que, por mais experiência que transmita ao grupo, não se encontra nas melhores condições físicas, sendo constantemente preterida dos 11 iniciais de Filipa Patão no Benfica. Falei de Mariana Azevedo, mas poderia muito bem falar de Mónica Mendes, em boa forma no Servette (para não falar de Carolina Beckert, que apenas agora obteve a primeira chamada à Seleção B, mas que, em breve, acredito que conquiste o seu espaço na Seleção A). Outra jogadora que, por lesão, esteve afastada dos trabalhos no seu clube, tendo apenas regressado na última jornada, foi Dolores Silva. A sua importância no seio da seleção nacional é inquestionável, mas não estando nas melhores condições físicas, será que não seria interessante dar oportunidade a outras jovens jogadoras, como é o caso de Joana Martins e Beatriz Cameirão, ambas em clara ascensão nos seus clubes? Por fim, lanço mais um nome que vem justificando a chamada à seleção nacional... Ana Dias, avançada do Zenit, em claro destaque deste que ingressou no clube russo (nem me vou alargar sobre as suas características, que tanto podem oferecer ao modelo de jogo da nossa seleção). O tempo de Carolina Mendes na seleção nacional parece-me estar a chegar ao fim, e não deve haver medo de apostar nos jovens valores a despontar, pois se a oportunidade não lhes for dada, como saberemos se estavam à altura?
(Não falei de Ana Capeta, visto que a jovem jogadora esteve castigada e apenas regressou à competição na última jornada da Liga BPI. Mas é, provavelmente, a substituta de Carolina Mendes)


"(...) Contra os canhões, marchar, marchar!"


SL, Margarida 🦁



Comentários

Mensagens populares