Opinião sobre as Jogadoras do Plantel - Parte 2
6 - Bruna Lourenço
22 anos. Chegou ao Sporting em 2016, aquando do reinício do projeto do futebol feminino, ou seja, com apenas 17 anos, integrou o plantel sénior do Sporting Clube de Portugal. Este dado apenas, é suficiente para demonstrar a qualidade e o potencial desta menina, que atá ao momento em que assinou pelo Sporting, apenas tinha jogado em equipas masculinas, em regime excecional. Ao serviço das verde e brancas já conquistou 2 campeonatos, 2 taças de Portugal e 1 supertaça. Teve uma grave lesão no aquecimento para uma das finas da taça de Portugal, tendo sido um pouco "afastada" da equipa principal na fase que se seguiu, representando a equipa B Leonina, algo que, já admitiu, a ajudou imenso a reencontrar a sua melhor forma física, emocional, e que a ajudou a evoluir bastante como jogadora. Caracteriza-se por ser forte nos duelos físicos, dada a sua constituição, forte no jogo aéreo, inteligente no posicionamento, nunca dá um lance por perdido, e tem uma boa capacidade para subir no terreno com a bola controlada, e balancear a equipa para o ataque. A sua evolução tem sido notória, principalmente desde que agarrou o lugar ao lado de Nevena, beneficiando imenso desta simbiose, tendo sido titular em praticamente todos os jogos da época, tal como a sua colega de posição.
É mais uma das jogadoras acerca da qual não tenho informações sobre a duração do seu contrato, no entanto, dado que tem apenas 22 anos, e que tem muita qualidade e (ainda) muito potencial para evoluir como jogadora, será importante segurá-la com um contrato em breve, e se possível, com duração mais longa (4/5 anos). É certo que poderá ter a ambição de jogar noutro campeonato, mas enquanto formos capazes, precisamos de manter este tipo de jogadoras na nossa equipa.
24 - Mónica Mendes
Nome conhecido para todos os fãs de futebol feminino português, Mónica Mendes tem sido presença regular nas convocatórias da Seleção Nacional desde há vários anos, tendo também um percurso nas seleções jovens. No que respeita à sua carreira, decidiu voltar a Portugal aos 27 anos, e logo para o clube do coração, após vários anos em campeonatos estrangeiros, tendo representado equipas americanas, norueguesas, italianas (AC Milan), entre outras. É uma jogadora bastante experiente, que pode jogar quer como defesa central, quer como lateral (direita ou esquerda). No entanto, a meu ver, a sua chegada à equipa verde e branca acabou por não ter o impacto esperado, muito embora este tenha sido, obviamente, positivo. É uma jogadora muito inteligente no posicionamento, nas dobras às centrais (quando joga a lateral, é muito forte a fechar por dentro), mas a sua limitação em termos de velocidade pode, por vezes, causar-lhe alguns problemas. É também muito forte na construção de jogo, apresentando muita qualidade técnica a nível do passe.
Quanto ao seu contrato, não sei se terá assinado por 1 ou 2 épocas. No entanto, a sua permanência dependerá, a meu ver, na capacidade de o Sporting conseguir reforçar o setor defensivo, quer com alguma jogadora credenciada e que traga um aporte de qualidade significativo, ou através de jogadoras da formação que estejam em condições de "dar o salto". De qualquer das formas, caso continue ao serviço das Leoas, a sua qualidade e a sua experiência serão sempre mais valias para a equipa, e eu espero que renove contrato, pois a sua permanência significa que conseguimos manter na equipa um ativo com qualidade e valor para representar o Sporting Clube de Portugal.
3 - Carolina Beckert
Mais uma menina da formação que, pouco a pouco, vai ganhando o seu espaço na equipa sénior. Com 20 anos, e com o potencial que apresenta, penso que continuará a ser presença regular nos trabalhos da equipa sénior, onde irá, gradualmente, conquistando as suas oportunidades. O regresso da II Divisão será uma mais valia para a sua evolução, pois permitir-lhe-á, certamente, desenvolver o seu potencial em competição ("Nenhuma jogadora evolui sentada no banco" by Mariana Cabral), e aplicar em campo toda a experiência que tem vindo a adquirir na equipa principal, e ao lado de jogadoras como Nevena e Mónica. Quanto às suas características, é uma jogadora um pouco diferenciada das restantes centrais. Não me parece tão forte no confronto físico, mas é inteligente em termos posicionais, compensando bem a subida da lateral. Apresenta boa capacidade técnica, sendo capaz de iniciar a primeira fase de construção, quer através do passe longo, quer transportando a bola, de forma controlada e segura, até ao meio campo adversário. Tenho alguma curiosidade no que respeita ao desenvolvimento da Carolina, pois penso que o "salto" qualitativo estará para breve.
Assinou contrato profissional em 2020, pelo que a sua permanência estará, à partida, garantida até (pelo menos) ao final da próxima época.
S.L. M 🦁
Excelente análise, não é fácil encontrar este tipo de opiniões sobre as jogadoras leoninas nas redes sociais.
ResponderEliminarConcordo plenamente com o que disseste sobre a Nevena. Destapaste uma fragilidade que de facto ela tem, a velocidade, embora ela compense bem ao ponto de não me lembrar de um lance em que isso tenha sobressaído. Espero que fique para sempre!
A Bruna tem sido uma surpresa. Quando todos pensávamos que a saída da Carole seria naturalmente colmada com a contratação da Mónica Mendes, vemos a Bruna a agarrar o lugar com grande mérito e a fazer esquecer a atual central benfiquista. Uma das revelações desta época.
A Mónica Mendes é uma jogadora extraordinária. Na minha opinião, a par da Nevena e da Raquel é a jogadora mais experiente do plantel. Assegura bem qualquer lugar na defesa. Embora entenda a aposta em jogadoras da formação e o bom desempenho que estas têm dado na linha defensiva, surpreende-me a sua pouca utilização.
A Carolina conheço mal, mas parece-me boa jogadora. Não sei se será inferior às restantes no confronto físico, pareceu-me forte nesse capítulo, mas o futuro o dirá.
Um pormenor: refere quanto à Nevena "termina o contrato na época transacta", o que é uma incongruência, que poderá rectificar caso entenda. Gostei das apreciações, pelo ponto de vista que representam.
ResponderEliminarJá está retificado, foi lapso. Obrigada pelo feedback!
Eliminar