Jorge Mendes "agarra" Kika Nazareth (24/03/2021)

 


Um assunto extra Sporting, mas que gostaria de comentar


Em primeiro lugar, quero parabenizar a Francisca "Kika" Nazareth por este importante marco na sua carreira. Não é à toa que é a primeira jogadora portuguesa a ser agenciada pelo Jorge Mendes, um Gigante no que respeita aos agentes desportivos. Ela mereceu-o, não só pela imensa qualidade que tem (e o potencial tremendo que também tem), mas também pelo trabalho que desenvolveu e que lhe permitiu atingir este patamar. É apenas o começo daquilo que, espero eu, seja uma bonita história de sucesso de uma jogadora de futebol portuguesa. É merecido!

No entanto, ainda não sei bem que conclusões retirar relativamente ao impacto que este agenciamento terá no Futebol Feminino Português...será positivo? Atrairá maior investimento, trará maior visibilidade, maior capacidade para atrair e reter jogadoras de qualidade, ajudará na profissionalização do campeonato e respetivos clubes? Ou esta entrada de um grande, no que aos agentes diz respeito, irá mexer de tal forma com os clubes e jogadoras, tornando o Futebol Feminino, à semelhança do masculino, uma rede de interesses financeiros acima dos desportivos? É esperar para ver... No entanto, é importante perceber como irá agir a Federação Portuguesa de Futebol, caso se verifique um aliciamento financeiro de jogadoras, por estes agentes, centrando as mesmas em clubes grandes portugueses, e com capacidade de investimento, enfraquecendo os restantes clubes que não têm uma estrutura profissionalizada nem capacidade financeira para tal. Já para não falar das transferências das nossas melhores jogadoras para clubes estrangeiros, potenciada por estes agentes e pelos seus interesses financeiros, e que possa não representar o melhor para as carreiras destas jogadoras, e para o campeonato português.

Espero que este agenciamento venha trazer coisas boas ao Futebol Feminino Português e, em particular, à carreira desta jovem craque, e de muitas mais jovens craques portuguesas. Que as minhas preocupações sejam infundadas!


SL, M 🦁

Comentários

  1. É o mercado a funcionar. É inevitável que se reproduza no futebol feminino o que se passa no masculino, a nível de agenciamento. Mas há uma diferença importante. É que o mercado feminino movimenta muito pouco dinheiro para a realidade dos grandes agentes. Parece-me mais uma questão de estratégia de JM, para mostrar a sua liderança no meio. Como foi por exemplo com Girão, no hóquei em patins.

    ResponderEliminar
  2. Espero que seja apenas isso, "marcar posição". E que apenas traga coisas positivas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário

Mensagens populares