Crítica aos Críticos


📷 Sporting Clube de Portugal - Futebol Feminino


Começo por pedir que me desculpem, mas como sempre, vou ser muito honesta e sincera...

Não entendo muitas das críticas que tenho lido, acerca do jogo contra o Condeixa. Não considero, muito sinceramente, que tenha sido um mau jogo da nossa equipa. Muitos passes falhados? Falta de coerência da equipa? Falta de entrosamento? Jogo individualista? Peço desculpa, não concordo minimamente! Foi um jogo onde apenas falharam 2 momentos: o último passe e a capacidade finalizadora. Vamos lá ver bem as coisas... O Condeixa apresentou-se com uma tática fechada, linhas juntas, diminuindo os espaços disponíveis para o Sporting poder atacar a baliza. Isso exigiu uma maior necessidade de troca de bola "inconsequente", de forma a tentar desorganizar a equipa do Condeixa, levá-la a abrir espaços, e poder atacar a baliza. E o Sporting fê-lo, com fluidez, rapidez e intenção, mas não é fácil desmontar uma equipa que se apresentou tão bem organizada como o Condeixa o fez. Fomos sim, muito incompetentes no que à finalização diz respeito, e quase escorregámos contra uma equipa que abafámos por completo, e que apenas chegou à nossa baliza, com perigo, uma vez em 90 minutos. Perdoem-me esta manifestação, sei que sou apenas mais uma "treinadora de bancada", tal como todos os outros opinantes com que estou, neste momento, a discordar. Jogámos muito pior com o Clube Albergaria, se formos fazer uma análise justa. Apenas conseguimos finalizar muito mais, mas em termos de jogo jogado, fomos muito mais lentas, muitos mais passes falhados, muito menos intensas. Mas como ganhámos por 4 golos...

Também não entendo as críticas à professora Susana Cova, principalmente quando leio críticas de quem não faz ideia do trabalho que a nossa treinadora tem vindo a realizar, e a sua importância no desenvolvimento do futebol feminino português. Se não sabem, convido-vos a informar-se e a analisar o longo currículo desta treinadora, que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da grande maioria das jogadoras que, atualmente, representam as melhores equipas em Portugal e a seleção AA, pois muitas lhe passaram pelas mãos nas seleções jovens, e estamos neste momento a colher os frutos desse trabalho bem feito (atenção, é mérito de toda a equipa técnica envolvida nas várias seleções jovens, muitos deles ainda lá continuam). Perdoem-me se pareço defender de forma demasiado aguerrida a nossa treinadora, mas sou uma fã confessa do seu processo e ideia de jogo, tal como sou uma fã confessa do professor Nuno Cristóvão, que em 2 anos tudo ganhou, e foi imensamente criticado assim que as coisas correram menos bem no terceiro ano. Ainda não vencemos qualquer troféu sob orientação da professora Susana Cova, mas vamos analisar a realidade:

> Na época 2019/2020, época de renovação e implementação de um novo projeto, e que não foi terminada, encontrávamo-nos em igualdade pontual com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Fomos eliminadas da taça da liga e da taça de Portugal, é verdade, mas estávamos em crescendo e na luta pelo campeonato.

> Na presente época, 2020/2021, que deveria ser a época de consolidação do projeto (atenção, que não digo afirmação, pois penso que um projeto não se afirma após 1 ou 2 anos), acaba por estar marcada por altos e baixos. Após uma primeira fase extremamente bem conseguida, onde a equipa se apresentou muito forte em termos de processo de jogo e finalização, e em que terminou em primeiro lugar, iniciámos a segunda fase com uma exibição insegura, contra o candidato ao título Famalicão, em que demonstrámos alguma falta de cabeça, principalmente após estarmos em vantagem numérica. Empatámos esse jogo, e conseguimos vencer todos os que realizámos desde aí, com exibições mais ou menos conseguidas, onde se tem vindo a registar uma grande dificuldade na finalização, muito embora criemos diversas oportunidades. Não serve como desculpa, mas o adiamento do jogo com o Marítimo e a paragem para as seleções, veio impactar negativamente a nossa equipa, que ficou privada de 12 (!) atletas, durante 2 semanas, e quebrou o ritmo competitivo de toda a equipa. 

Mas se formos avaliar bem, a equipa já se encontrava numa fase menos positiva, em termos exibicionais, previamente a estas interrupções. No entanto, encontramo-nos a disputar o primeiro lugar do campeonato (o mês de março vai ser determinante para este objetivo), vamos disputar o acesso à final da taça da Liga, e continuamos a aguardar que seja realizado o jogo da taça de Portugal, competição em que ainda não jogámos mas que, tal como todas as outras, ambicionamos ganhar!

Assim sendo, esta não é, a meu ver, altura de criticar ao desbarato. É sim, altura de apoiar a equipa, perceber a nossa realidade em termos de clube e de projeto, e ajudar a elevar a equipa e trazê-la de volta aos melhores resultados e exibições, porque se há coisa que não falta a estas jogadoras, é qualidade técnica, tática e raça, muita raça!

Vamos com tudo Sporting! Eu estou sempre com vocês! 💪🏻🦁💚

SL, M 🦁

Comentários

Mensagens populares